sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A opção pelo IC!

Em 30 de Julho eu renasci para o mundo dos sons.
Decidi-me pelo implante coclear, IC, depois de muito lutar comigo mesma. Sou surda desde os 3 anos de idade. Aprendi a falar por persistência de minha mãe. Como gostava muito de ler, isso acabou por me ajudar a conhecer as palavras que jamais ouviria.

Foi uma ansiedade!

Quando chegou o sonhado dia, eu estava tranquila. O Carlos, meu namorado e minha melhor amiga, Karina, foram comigo ao hospital. Hihihi tiveram de me aguentar.

Mas até aquele dia, a ansiedade me dominava. Pois eu pensava em questões como Identidade Surda, Cultura Surda... Ora, eu não era parte integrante desse mundo, eu não havia abraçado a LIBRAS como minha língua?

Então percebi que as coisas não são preto no branco.

Sinto saudade do som, pois escutei até os 26 anos com AASI (aparelho auditivo ) no ouvido direito, pois no esquerdo não escutava nada.Quando cheguei a essa idade, perdi todo o residual auditivo. E antes que me perguntem, a causa da minha surdez é desconhecida. Fiquei eu só com meu tinitus, ou zumbido, a soar em meus ouvidos, todo dia e toda noite.

Eu amo os sonzinhos. Mesmo que escutasse pouco, eles eram alguma coisa - transportavam-me para a felicidade, para alegria, para o canto do mundo.

Que ser nesse mundo, quer se privar da alegria do som, tendo o conhecido, tendo o experimentado?

Tão doce como o amor, uma vez que você ama, você não vive mais sem. Pode até não ter a pessoa amada, mas você quer amar, quer se sentir amado, quer viver o amor.

Eis pois, eu.

Queria tanto ouvir, experimentar o som,  que optei pelo IC.

Não para deixar o ser " Surdo".
Mas resgatar os benefícios do som.

Acordei bem, no hospital. A cirurgia durou duas horas. Todos os 22 eletrodos foram inseridos. Quando saí da sala de recuperação para o ir ao quarto, vi meu namorado e a Karina ali, à minha espera. Quando os vi, eu quis chorar. Quis chorar porque do apoio deles partiu toda a minhaq força. Sem eles, eu não teria chegado até aqui.

O aparelho destinado a mim foi o Núcleus 5.

IC, seja bem vindo à minha vida.

Vamos juntos, eu e você, meu IC, caminhar pela descobertas dos sons?

E com seu consentimento, dia 15 de Outubro,  você foi ativado.

Levei uma trupe junto. Meu namorado Carlos, sempre presente, e minhas amigas: Karina, Karla e Vicky. Estavam todos na expectativa do meu renascimento.

Claro que eu me atrasei. Ao invés de ir para a Politec, que era onde iria ativar, fui para um centro de plásticas. Plásticas. Como se eu precisasse rejuvenescer. Tá certo, até preciso, hihihi.

Equívoco resolvido, pois estava no andar errado, achei a fono Adriana. Que mulher paciente e gentil!

E a ativação começa!

Se divirtam com minha surpresa! Tudo que ouvi no início, foi pipipi!


Tive de registrar tal momento glorioso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário